Leite é inflamatório?​

Leite e inflamatorio
Leite faz mal para a saúde?

Muita gente me pergunta: “Nutri, leite é inflamatório?” “Leite é saudável?”.

Essa é uma dúvida muito comum no consultório e que também surge no meu Instagram.

Não é nenhuma surpresa receber essas dúvidas já que o leite vem sendo um dos alimentos mais criticados nos últimos anos.

Antes disso é necessário falar um pouco sobre os benefícios do leite.

O leite é fonte de proteínas. Não é à toa que é a partir do soro do leite que é produzido o whey protein. Uma das melhores fontes de proteínas. O leite é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, ou seja, ele possui em quantidades adequadas todos os aminoácidos essenciais os quais necessitamos.

Para você ter uma ideia 1 copo de 200ml de leite tem cerca de 5,6g de proteína enquanto 1 ovo possui cerca de 4,7g de proteína.

Além disso o leite é uma fonte excelente de cálcio, sendo muito indicada para crianças (acima dos 2 anos) e idosos. Uma ingestão adequada de cálcio garante uma boa saúde óssea prevenindo contra raquitismo e osteoporose. Um estudo mostrou que o consumo de 200-250ml de leite todos os dias ajudou a diminuir o risco de fraturas em idosos.

E eis que surge mais uma polêmica. As pessoas que são contra o leite geralmente argumentam que vegetais possuem uma quantidade superior de cálcio e que por isso o leite não deveria ser considerado uma boa fonte do mineral. Porém o que pouca gente sabe é que não basta de uma quantidade maior de cálcio, o alimento precisa ter uma boa biodisponibilidade, ou seja, o meu corpo vai absorver a maior parte do nutriente que eu ingerir. E nesse quesito o leite sai na frente.

Para conseguir chegar na quantidade de cálcio biodisponível de 1 copo de leite, um indivíduo teria que comer quilos de vegetais verdes escuros. Isso não parece uma alternativa viável, não é mesmo?

Diversos estudos tem mostrado que o consumo regular de leite e derivados está associado com controle glicêmico, menor risco de desenvolvimento de diabetes e menor risco cardiovascular. Pensando em termos práticos fica fácil de entender. Uma refeição com leite ou derivados fica mais completa com proteínas que aumentam a saciedade e também diminuem o índice glicêmico da refeição. Pense no impacto de comer um pão puro e na diferença que é comer um pão com queijo, que ajuda a lentificar a absorção de carboidratos.

Agora que você já tem esse panorama, vamos falar sobre a polêmica, se o leite é inflamatório.

Diversos estudos foram feitos para entender se de fato o leite é inflamatório ou não. O que temos nos achados atuais mostram que na verdade o leite tem um potencial antiinflamatório e alguns outros estudos mostram que o leite não alterou em nada nos marcadores inflamatórios no organismo. Ou seja, leite é inflamatório? A ciência mostra que não. Leite é um ótimo alimento podendo ser até mesmo antiinflamatório.

Alguns ainda argumentam que o leite traz alergias e intolerâncias, mas isso é apenas uma visão errada sobre o assunto. Quando você tem alergia a camarão, você deixa de comê-lo pois o seu corpo não tolera camarão. Isso significa que ele é um alimento ruim que não deve ser consumido? Claro que não! Isso mostra apenas que o seu corpo não lida bem com ele. O problema está em você e não no alimento. A mesma lógica vale para o leite. O problema não é o leite, e sim a pessoa que tem intolerância ou alergia.

E para encerrar esse assunto ainda existem aqueles que demonizam o leite de caixinha porque ele dura muito tempo sem estragar. Alguns dizem que não é leite, ou que o único leite saudável é aquele cru da fazenda, que sai direto da teta da vaca.

Mas o que a maioria também não sabe é como ocorre o processamento do leite pela indústria. O que faz o leite durar tanto tempo é apenas a tecnologia empregada na embalagem e a tecnologia no tratamento do leite. As embalagens possuem uma tecnologia que não permite nenhuma troca de ar ou contato do lado interno da caixa com o ambiente externo. Ela é esterilizada e a partir do momento que o leite entra e a caixa é fechada ele se torna um alimento totalmente livre de germes. Tanto que existe um prazo de validade mais curto depois que a caixa é aberta.

Além disso o leite passa por um processamento chamado de UHT que significa ultra alta temperatura. Esse processamento leva o leite a altíssimas temperaturas por apenas alguns segundos. Isso possibilita que qualquer microrganismo presente no leite seja eliminado sem que o leite perca a suas propriedades. É a junção dessas duas tecnologias que permite que o leite seja preservado por tanto tempo. Leite de caixinha não possui conservantes, apenas estabilizantes para evitar que a gordura se separe do restante. É um ingrediente seguro e utilizado em quantidades mínimas, não oferendo risco a saúde dos seres humanos.

Dito isso, se você tem alergia ou intolerância ao leite, com certeza ele não é um alimento legal para você e nesse caso o leite é inflamatório. Agora se você gosta de consumir, digere bem e deixou de consumir porque acreditava nesse mito, espero que tenha ficado contente com essa noticia que eu te dei. Não faz sentido cortar nada da alimentação com objetivo de emagrecer. 

Leite não é inflamatório e é inclusive um ótimo alimento para se ter na rotina alimentar.

E para fechar, o ser humano é o único animal que toma leite de outro animal, assim como também é o único animal que faz compras em supermercado e pesquisa sobre o leite na internet rs.

Se você quer ter uma vida mais saudável sem terrorismo alimentar me siga no meu Instagram @ludi.nutri. Agora se você quer dar um passo além e ser acompanhado por mim de forma individual, agende sua consulta aqui.

Beijo da Nutri!

 

Compartilhe este artigo:

Fonte:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23446894/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30909722/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25833975/

Veja também

© 2021 | Ludimila Bortone Nutricionista. em Maringá. Todos os direitos reservados.