Alterações hormonais, metabólicas e até mesmo questões genéticas podem dificultar a perda de peso. Porém estes não são os principais erros que atrapalham o emagrecimento.
Boa parte dos problemas e da dificuldade no processo de emagrecimento, tem raízes comportamentais e relação com hábitos ruins que a maioria das pessoas nem sabe que estão diretamente relacionadas com o emagrecimento.
Por isso no post de hoje eu resolvi trazer 6 erros que atrapalham o emagrecimento. Eu escolhi esses erros pois são os mais comuns e que você pode resolver hoje mesmo. Não precisa de mim nem de ninguém para resolvê-los.
Então vamos aos tópicos que atrapalham o emagrecimento:
Sim, as suas expectativas podem estar te sabotando! E eu vou te explicar por que esse é um dos pontos chaves que mais atrapalham o emagrecimento.
De forma geral, a maior parte das pessoas quer perder peso rapidamente. Não é à toa. Hoje existe uma indústria muito forte com cursos, medicamentos e formulas milagrosas que prometem perder peso rapidamente. É o famoso “perca 10kg em 30 dias”.
Parece muito sedutora essa proposta. Quem não gostaria de acordar depois de apenas 1 mês e ter 10 quilos a menos não é mesmo? O problema que eles não te contam é que essa perda de peso não é saudável e nem sustentável. No primeiro mês geralmente perdemos mais líquidos. Se a dieta for muito restritiva há uma perda importante de massa magra e a perda de gordura, que é o principal, acaba ficando em segundo plano, pois nas primeiras semanas o nosso corpo ainda está em adaptação para conseguir queimar gordura e gerar energia.
Por isso os meses subsequentes são os mais importantes, pois é quando o seu corpo já está adaptado a queima de gordura e de fato começará a emagrecer. O problema é que boa parte das pessoas se frustra, pois no segundo mês a perda de peso já não é tão grande (afinal Você já eliminou a retenção de líquidos e graças a Deus parou de queimar massa muscular). A taxa de perda de peso é menor, mas é justamente o peso certo que queremos eliminar.
Nesse momento a pessoa desanima, abandona a dieta e volta a engordar. Por isso considero esse o ponto central de todos que atrapalham o emagrecimento.
Juntamente com o ponto 1 esse é superimportante também. Pois geralmente a promessa de perda de peso rápida vem justamente acompanhada de uma dieta restritiva.
E porque ele atrapalha tanto o processo de emagrecimento? Porque é uma dieta que não foi feita para durar. O comportamento clássico é este: a pessoa começa motivada, passa a primeira semana se controlando ao máximo, na segunda semana já passa a pensar em comida, sentir mais fome e se for muito persistente consegue levar até o final de um mês. A maioria desiste antes. E o que acontece é que a pessoa se sente extremamente frustrada, sente que não é capaz de concluir seus objetivos, se questiona e se coloca numa situação de derrota.
E mais uma vez entra no ciclo vicioso das dietas: começa, abandona e engorda tudo novamente senão até mais. E muitas das vezes a pessoa não tem culpa. É o seu organismo que joga contra mesmo. Não fomos feitos para a escassez.
Nosso organismo evoluiu para acumular e não perder gordura. Por isso somos muitos bons em engordar e ruins em emagrecer. Quando você faz uma dieta restrita você ativa mecanismos de sobrevivência, onde a sua fome vai aumentar, o stress aumenta, a irritabilidade surge, você passa a pensar em comida o tempo todo e o metabolismo tende a ficar mais eficiente e fazer as atividades com menos energia. E ao voltar aos hábitos antigos muitas pessoas acabam engordando até mais do que já haviam perdido.
Por isso é tão importante que a dieta seja menos restrita e ajude o corpo a entender que ele tem a quantidade adequada de nutrientes que ele necessita, para que ele possa se desapegar dos excessos e você finalmente consiga emagrecer. O discurso do emagrecimento rápido e a proposta de uma dieta mais restrita é atrativo, mas são só um caminho mais rápido para o fracasso. Por isso considero esse também um dos fatores principais que atrapalham o emagrecimento.
A maior parte das pessoas relata não sentir sede durante o dia, ou só sentem a noite. Mas na verdade andamos tão desconectados do próprio corpo que não conseguimos enxergar os sinais que ele nos dá. Eu sei que você está se perguntando como a agua está nessa minha lista de coisas que atrapalham o emagrecimento, mas agora você vai entender melhor.
Como grande parte das pessoas passa o dia ignorando os sinais clássicos de sede: boca seca e urina escura, o corpo tem outras formas de sinalizar com sinais como cansaço, indisposição, dor de cabeça e barriga roncando. E aí, já matou essa charada?
Muitas vezes a sua barriga pode roncar não por fome, mas por sede. Avalie como está a sua ingestão de água ao longo do dia. Se a fome apareceu e você já percebeu que tomou pouca água, antes de procurar algo para beliscar, tome um copo de água e veja se não era sede. Se depois de tomar água a fome persistir então talvez seja fome realmente.
Como as pessoas não conseguem fazer essa distinção, muitas tem como primeiro impulso buscar algo para comer. E o problema é que por isso você pode estar ingerindo calorias a mais que atrapalham o emagrecimento. Por isso mantenha uma boa hidratação ao longo do dia. Além de evitar essa fome que é sede, você ajuda o seu organismo a funcionar melhor, eliminar toxinas e a retenção de líquidos.
O sono também tem influência na perda de peso e se você não cuida dele, pode ter certeza que esse fator também pode atrapalhar o emagrecimento. Diversos estudos já demonstraram que um sono ruim aumenta a fome, diminui a saciedade, aumenta hormônios do estresse e aumenta o desejo por comidas mais calóricas.
A falta de sono de qualidade é vista pelo corpo como um agente estressor e uma das formas do corpo tentar equilibrar isso é buscar situações de prazer que compensem o estresse. E geralmente uma das formas de aliviar é pela comida.
Além disso, estando mais horas acordado você aumenta as oportunidades de comer, afinal se você estiver dormindo você não come (a menos que seja um sonâmbulo rs).
Por isso cuide muito bem do seu sono. Nesse momento restauramos todas as células, nossos sistemas e preparamos o corpo para o próximo dia. Sono ruim aumenta a chance de engordar e atrapalha a perda de peso.
Geralmente quem busca por um emagrecimento rápido também acaba se tornando dependente da balança. Outra armadilha que atrapalha o emagrecimento.
O processo de emagrecer, ou seja, perder gordura e não água ou músculo, exige tempo. Isso quer dizer que você não verá grandes alterações de peso de um dia para o outro. Há quem se pese religiosamente todo santo dia. E qual é o problema disso?
Hoje é considerado saudável uma perda de peso de até 4kg por mês. Porém essa quantidade varia de pessoa para pessoa, sendo 1 a 1,5kg por mês uma perda de peso possível para todos os meses. O problema é que estamos falando de 1kg em 30 dias. Se pesando todos os dias você verá mudanças mínimas que poderão te desestimular e te deixar desanimada, contribuindo para que você desista antes de conquistar seu resultado.
Imagina emagrecer 12 kg em 1 ano, seria incrível certo? Pense em quanto tempo você levou para ganhar peso. Por que perder seria mais rápido? Indico que você se pese 1 vez ao mês ou então a cada 15 dias. Além disso, muitos fatores podem alterar o peso, por isso considero o registro por fotos a ferramenta mais interessante. Ali você está vendo o retrato da realidade e não fica fixada em um número da balança.
A ansiedade por resultados e o imediatismo minam a sua confiança. Você precisa ter a consciência de que o processo para ser duradouro, também precisa de tempo para acontecer. Se você não tiver paciência, vai abandonar antes mesmo de chegar onde você quer.
Eu sempre digo: só não consegue quem desiste antes. Isso significa que é fácil? Claro que não. Mas escolher o caminho errado pode dificultar muito e atrapalhar o emagrecimento. Por isso, não adianta buscar atalhos e resultados rápidos. As escolhas imediatistas trazem consequências amargas e podem te distanciar ainda mais dos seus sonhos.
Agora que você já sabe que existem diversos erros que atrapalham o emagrecimento, preciso te dizer que você não é a única pessoa a passar por isso. Esses erros são os mais comuns.
O mais importante é a partir de agora você tornar o seu emagrecimento um processo de autoconhecimento, com muita paciência, sendo constante nas suas ações. Só assim você terá resultados.
Se você achar que está muito difícil de fazer isso sozinha, não se preocupe. Eu estou aqui para te ajudar. Converse comigo e marque sua consulta clicando aqui.
Um Beijo da Nutri!